Inspiration Canvas – O que te inspira? (TDC 2017 – Florianópolis)

Esta dinâmica foi apresentada pela primeira vez no TDC Floripa 2017, na trilha dinâmicas e facilitações. Se você estava no evento, por favor, fique a vontade para contar sua experiência por aqui também.Se não estava, espero que consiga passar o máximo de informações através deste post. Espero que ajude a todos.

 

Quando penso em dinâmicas e facilitações, me vem à mente cerimônias pontuais como plannings, retrospectivas, dinâmicas com o contexto técnico, mas também dinâmicas com o contexto pessoal, ou que exercitem o fator “humano” de times de desenvolvimento. Na experiência que tenho trabalhando em equipe, sempre achei saudável termos momentos que ajudem tanto o profissional como o grupo a se perceber, entender o caminho que está trilhando, quais as motivações, inspirações, valores que os movem.

Dinâmicas que geram empatia, feedback, autoconhecimento, reflexão, e que conseguem ser gatilhos para mudanças de comportamento, pensamento e atitude são de suma importância no dia a dia de trabalho em equipe, e aplicadas nos momentos certos, trazem um excelente resultado ao ambiente e desempenho individual e de grupo. E este é o viés do Inspiration Canvas.

Inspiration Canvas – O que te inspira?

inspiration-canvas

O Inspiration Canvas é uma dinâmica que tem o objetivo de ajudar pessoas a visualizarem e tomar consciência sobre quais são suas inspirações, e o que exatamente as inspira nestas. Para conduzir, utilizamos um quadro de referência com 4 perguntas chave:

 

  • Quem ou o que?
  • O que faz que eu posso me inspirar OU seguir o exemplo?
  • Faz, mas eu não faria (Consciência e Diferença)
  • Não faz, mas eu faço (Consciência e Diferencial)

 

Quem ou o que se refere ao ponto de inspiração. Neste caso, pode-se elencar algumas pessoas ou times que lhe inspiram. Exemplo:

  • Tony Robbins
  • Pai (família)
  • Colega de trabalho

O que faz que eu posso me inspirar OU seguir o exemplo é onde refletimos sobre o que leva aquela pessoa a ser uma inspiração para nós. O que exatamente faz com que ela seja uma inspiração? Quais as atitudes? Mantras? Conselhos?   Exemplo:

  • Tony Robbins é um excelente palestrante, e ajuda muitas pessoas através de suas experiências
  • Colega de trabalho é uma referência técnica e está sempre em busca de novas ideias, é inovador.

Faz, mas eu não faria (Consciência e Diferença) deve servir para tomarmos consciência. Entender o que não inspira também. Filtrar valores que fazem sentido e entender que apesar de ser uma inspiração, não deve ser um molde para “cópia”, mas sim um exemplo e que deve se encaixar de acordo com o contexto de cada um. Exemplo:

  • Colega de trabalho gosta de aprender através de livros e literaturas. Apesar de usar isso como inspiração para o aprendizado, tenho preferência para vídeos, e não tenho paciência para leitura.

Não faz, mas eu faço (Consciência e Diferencial) é a última pergunta / área do Canvas e estimula a busca pelo único, o diferencial. Não tanto de forma comparativa, mas sim no intuito de entender o que nos faz únicos e que talvez serviria de inspiração para que nos inspira.

Para rodar você pode usar o Canvas ou mesmo um papel e caneta, citando e explicando cada área para o time ou indivíduo.

Com o tempo e aplicações com mais pessoas e contextos, vou adicionando mais exemplos e sugestões de aplicação para o Inspiration Canvas, aqui neste mesmo post.

Anúncios

Um comentário sobre “Inspiration Canvas – O que te inspira? (TDC 2017 – Florianópolis)

  1. Pingback: TDC 2017 Florianópolis – Trilha Dinâmicas e Facilitações – Saiba o que rolou | Samuel Lucas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s