Como você se vê daqui a 5 anos?

tempo

 

A 5 anos atrás se alguém me fez esta pergunta com certeza não me ouviu dizer que estaria estudando e trabalhando com desenvolvimento de software. Certamente ouviu algo relacionado a músico, professor de música, jogador de futebol ou de counter strike. Naquela época, naquele contexto, meus planos e minha visão de futuro eram estas. E, não estavam erradas. Hoje, se me perguntarem “como eu me vejo daqui a 5 anos?”, acredito que minha resposta seguirá a mesma lógica.

Há 5 anos atrás, eu ainda usava um Nokia Music, mal conhecia Android. De lá pra cá muita coisa mudou e evoluiu: a forma como consumimos conteúdos de mídia, Facebook, Instagram, Twitter. O mundo agora está cada vez mais conectado com as tecnologias de Internet das Coisas. Frameworks, eventos, metodologias de trabalho e ensino em constante evolução. Vale lembrar que o Orkut morreu?

Fato é que é complicado lidar com este nível de previsibilidade. O que nos aguarda daqui a 5 anos? Podemos imaginar, ter previsões, fazer planos, mas só o tempo vai dizer. Quem será o próximo Mark Zuckerberg? Steve Jobs?

evolucao_homersapien

O mundo está mudando, e 5 anos é muito tempo para dizer exatamente como você quer se ver. É preciso encontrar formas de planejar sim, mas em períodos menores, com testes, feedback e melhoria, adaptando os planos e passos nessa jornada a cada ciclo.

É necessário um equilíbrio entre o planejamento que temos e as oportunidades que surgem, por mais difícil que isso seja. Saber as ações e momentos em que precisamos ter foco, mas estar atento à possíveis mudanças no caminho que possam ser boas.

Portanto, desapegue um pouco de seus planos semi-decadais e passe a olhar mais para o feed de oportunidades, encaixando estas em seu planejamento sempre que possível. Use OKRs para medir evolução e trabalhar com ciclos – e quanto mais curtos, melhor. Faça auto-retrospectivas para avaliar o que está sendo bom/ruim e como pode melhorar. Busque cada vez mais autoconhecimento através de técnicas como Business Model You, Janela de Johari, Inspiration Canvas,  para garantir que o caminho que está seguindo faz sentido para você e para o que acredita no momento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s