Qual a função do teste?

Já diria o Manifesto para o Teste Ágil de Software: “Prevenir defeitos mais do que procurá-los”. E como diz também naquele ditado popular: “Prevenir é melhor do que remediar.

Já falamos anteriormente do porque testar, e que problemas em softwares causam dores reais no mundo real. Mas, sobre o teste, qual a função dele?

Às vezes, a função do teste pode ser simplesmente verificar se o software que foi desenvolvido segue alguma diretriz ou regra específica de algum padrão: Padrões Web da W3c, padrões de mercado ou questões contratuais, etc.

Mas de modo geral, o principal objetivo – ou função, como preferir – do teste é prevenir defeitos. Atuar tão cedo quanto possível no projeto, sistema ou software que está sendo desenvolvido para tentar prevenir ao máximo a ocorrência de defeitos, o quanto antes melhor. E não é melhor simplesmente porque encontrou antes. É também, pois reduz o custo de um defeito, uma vez que este aumenta a medida em que o projeto avança. Um defeito encontrado em produção pode custar até 10x mais do que um defeito encontrado na etapa de especificação (Regra 10 de Myers).

Atuar desde o início do projeto em revisões de documentação, regras de negócio, testes unitários e desenvolvimento guiado por testes, são formas de prevenir defeitos no sistema.  Se juntarmos isto a estratégias de monitoramento e com aumento da cobertura em regras de negócio, considerando risco, taxa de defeitos, complexidade dentre outros fatores relevantes para o produto, conseguiremos reduzir o risco de ocorrência de problemas e consequentemente, elevar o nível de qualidade.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s