Quanto teste é suficiente?

Quanto teste é suficiente é uma pergunta sem resposta, mas com nortes a se seguir. O primeiro ponto é: testar todas as possibilidades é praticamente impossível. Logo, ter cobertura de 100% do seu sistema é muito difícil. Não é impossível, mas é muito difícil.

Por este motivo, é importante mapearmos quais os fluxos principais do sistema, os mais críticos e que estejam diretamente relacionados às áreas de maior risco para o negócio. E este é o primeiro item a ser considerado: risco. Se o twiter ficar fora do ar por uma hora, por exemplo, imagina o prejuízo que isso pode causar? Se a funcionalidade de retwits estiver com problemas por uns dias, imagine a reputação da marca? Fluxos mais utilizados pelos usuários, que representem maior relevância para o negócio devem ser considerados prioritariamente durante o levantamento, descrição e execução dos testes.

Outras duas coisas influenciam no quanto teste é suficiente: projeto e orçamento. Se for um incremento em um sistema que já foi testado anteriormente, é necessário garantirmos que o novo incremento está funcionando de acordo com o esperado, e que não está impactando no sistema que já estava funcionando anteriormente. Neste caso, possivelmente a cobertura será maior em cima do incremento no sistema, com validações pontuais em regras ou funcionalidades que sofreram alterações para que o incremento seja feito.

Além disso, não podemos nos esquecer de que todo projeto, incremento, sistema e afins tem um custo. E, em muitos casos, este custo é o que define o limite de esforço que pode ser empregado para o desenvolvimento dos produtos. Redução de custos, diminuir time to market, campanhas emergenciais são outros fatores que tem relação direta com orçamento e tempo de esforço necessário. Novamente, é importante que tenhamos em mente os principais fluxos e o que é prioritário dentro do tempo disponível para aquela entrega, para garantir o máximo de qualidade, com o mínimo de desperdício possível.

Com isso, não há uma resposta definitiva para “Quanto teste é suficiente?”, mas sim, alguns pontos que devem ser considerados e para todos eles, sempre focar no que é mais importante para o negócio evitando desperdício de esforço.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s