O medo que você chama de perfeccionismo

Posterga, revisa, ajusta. Revisa, ajusta. Apaga. Já se passaram dias.

Repete o processo. Apaga. Revisa, muda de opinião. Perdeu o timing, já se passaram meses.

Passei por isso durante o amadurecimento do meu processo e hábito de escrita. Confesso que tenho posts aqui do blog no qual o primeiro parágrafo foi escrito a meses atrás. No início, eu tratava como detalhismo, busca pela excelência. Com o tempo, assumi o perfeccionismo, que porventura não é tão bom quando ocorre em excesso. 

Na ferramenta que utilizo para escrita, há um contador de revisões. A ficha começou a cair quando acessei um dos meus posts e tinha mais de 100 revisões. Seja para efetivamente alterar algo ou não, acredito que 100 alterações é um número significativo se tratando de uma publicação simples. 

Conheço pessoas que gastam menos de uma hora de esforço por publicação. E que em muitas vezes, nem é necessário uma segunda revisão, reescrita ou etc. Afinal, é aquilo que você conhece, pensa e sabe naquele momento. Se um mês depois essa visão mudar, ou se complementar, é só escrever denovo.

Hoje, ainda gasto tempo muito tempo escrevendo. Aos poucos, estou aplicando técnicas de gestão de tempo como pomodoro, songdoro, gestão ou facilitação de pensamento como mapas mentais e checklists, visando otimizar e reduzir o número de ciclos de revisão e alterações, tornando a escrita mais fluida e cada vez mais próxima da estrutura de conhecimento, pensamento e opiniões que tenho sobre determinados assuntos.

Claro, isso não é suficiente. Por mais técnicas que eu utilize, processos, ferramentas, abordagens, apoio ou quaisquer outras coisas, se não houver coragem, desapego de visualizações, assim como foco em gerar valor, o post vai continuar lá, no rascunho. Mudança de mentalidade é tão importante quanto mudança e melhoria de processos ou ferramentas. 

E você, quantas coisas vai deixar só no rascunho? Faça, colete os resultados, avalie e faça de novo. 

– Samuel Lucas​

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s