Por que precisamos testar?

Constantemente estamos na busca de um sentido para as coisas que fazemos. Seja pessoal ou profissionalmente,  buscamos incessantemente entender os “porquês”. No dia a dia de trabalho com qualidade de software, isso não é diferente. O que fazemos tem motivos e objetivos dentro de um processo. Não basta ser apenas uma das etapas; assim como as demais, precisa haver um sentido, e é sobre isso que vamos falar.

Softwares reais, necessidades reais… problemas reais

Seu Whatsapp ou Facebook já fechou inesperadamente? O site que você queria ver está demorando muito para abrir e você foi pra outro site que abriu normalmente? Iphone por R$6 reais? Se você já viu algum destes problemas ou coisa semelhante, saiba que isso é um bug.

Bugs nos sistemas e no mundo real podem causar inúmeros problemas:

  • Em 2014 o Google estava com um problema em seu banco de imagens e qualquer pesquisa de imagem que fosse feita, exibia imagens de um acidente de carro.
  • Em 2015 o Twitter ficou fora do ar por algumas horas e obviamente, ninguém conseguia acessar, twitar nem ver tweets.

Nesta década, utilizar da tecnologia como apoio para tarefas do dia a dia tem sido cada vez mais comum. Whatsapp, Messenger para comunicação verbal e escrita com diversas pessoas ao redor do mundo. Instagram, SnapChat para registrar e compartilhar momentos do dia a dia através de imagens e vídeo. Uber, Moovit, EasyTaxy para auxiliar no transporte. Já imaginou o impacto negativo que um bug em algum destes softwares pode causar?

Qualidade, é responsabilidade de quem?

Quando estamos desenvolvendo software estamos trabalhando com necessidades reais. E é papel das pessoas que estão desenvolvendo ou mantendo este produto garantir que o mesmo esteja sendo entregue com qualidade. E para isto, existem diferentes técnicas, para diferentes contextos e produtos.

Não se constrói uma casa com qualidade apenas com a planta feita pelo arquiteto e, de mesmo modo não se constrói software de qualidade olhando apenas para um lado da moeda. Qualidade e testes devem estar presentes em todas as etapas do desenvolvimento, desde da definição de produto realizando as perguntas certas, passando pelos primeiros artefatos de código com revisões e testes unitários, até chegar na etapa de entrega ou aceitação, com uma visão de fluxo e de experiência do usuário.

É responsabilidade de cada um, em seus respectivos papéis e com diferentes técnicas e abordagens, de garantir a qualidade da entrega.  Seja “arquiteto, pedreiro, servente ou engenheiro de obras”, todos devem buscar esta garantia de diferentes formas. Pareando quando necessário, trocando experiências, buscando melhoria contínua, tirando o máximo de suas técnicas e ferramentas.

Softwares com problemas geram inúmeras consequências negativas: prejuízos financeiros, desperdício, retrabalho e perda de tempo, queda na reputação e integridade da marca são apenas algumas destas consequências. É por este motivo, que precisamos de times que trabalhem focadas em garantir que os softwares e ecossistemas digitais estejam funcionando da forma como deveriam funcionar.

Multidisciplinares, que conhecem os usuários, as tecnologias, os riscos, problemas comuns e  melhores práticas para garantir a melhor experiência possível.Pode ser em pesquisas, entrevistas com usuários, análise de dados, análise, desenho, execução e validação de fluxos de negócio, automatização de processos e regras de negócio, apoiando os demais envolvidos no desenvolvimento dando um direcionamento para que estes possam contribuir para a garantia de qualidade, desde gerentes a desenvolvedores.

Gostou do tema? O que pensa a respeito de qualidade de software?

Deixo abaixo alguns de referências para alguns assuntos comentados no post:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s