A primeira vez a gente nunca esquece

O ano de 2016 foi para mim um ano cheio de aprendizados, novidades e desafios. Palestrei, cantei, comecei a faculdade, li livros novos. Em Maio/2016 lancei o blog agilizei.com, com o objetivo de compartilhar o máximo de experiências possíveis. Foi meu primeiro blog, e foi nele que escrevi meus primeiros posts. Sete, para ser mais exato.

E acreditem, dentre outros motivos que tive para criar um blog, o principal era (e ainda é) um problema que tenho em relação ao que trabalho, estudo ou coisas do gênero: memória. Cheguei ao extremo de aprender algo em uma semana, aplicar de forma prática, adaptar, e uma semana depois já não fazia ideia de como trabalhar com aquilo. 

Por exemplo, na época, eu já havia conduzido algumas reuniões de retrospectiva, de diferentes times e projetos, com diferentes técnicas e abordagens. Até que chegou o dia em que utilizei uma abordagem nova pra mim, utilizando duas expressões japonesas (Hansei e Kaizen). Certamente foi uma das melhores abordagens que já utilizei, pois dado o contexto e objetivos, quaisquer técnicas utilizadas teriam um retorno positivo.

Mas eu sabia que, se não registrasse aquela abordagem, aquele aprendizado e aquelas experiências de alguma forma, logo estas também cairiam no esquecimento. Então, decidi escrever sobre, com o post Hansei e Kaizen para retrospectivas. Porém, com o tempo, acabei filtrando demais o conteúdo que publicava no blog. Inseguro, revisava por semanas uma publicação até que esta estivesse pronta para ser publicada.

Logo, com responsabilidades de trabalho e faculdade, o blog acabou ficando de lado. Óbvio, pois não havia tempo livre para tantas revisões e reescritas. Perdi a visão da essência e motivação real para que eu escreva para um blog pessoal que é compartilhar e registrar máximo o que vivencio, experimento, erro… E é por isso que estou aqui 🙂

meuzapzap141109150725image

A partir de hoje, irei compartilhar minhas experiências e aprendizados neste blog (samuellucas.com.br). Espero seguir adquirindo e utilizando todo aprendizado adquirido com o blog Agilizei, e com futuras experiências dentro e fora do blog. Se você se interessa por assuntos relacionados à qualidade de software, metodologias ágeis, aprendizado, e por saber o que estou estudando no dia a dia, está no lugar certo. O conteúdo do blog se destina a todos que são curiosos, inquietos, gostam de inovação e melhoria contínua. 🙂

Inicialmente, teremos dois assuntos rodando em paralelo, com posts semanais:

  • #Qualidade – Qualidade e Teste de software, com teoria e exemplos práticos
  • #Agilidade   – Valores, Princípios e Metodologias ágeis com uma visão do cotidiano

Eventualmente, trarei também alguns posts de reflexões e de ferramentas que já tive experiência ou que conheci.

  • #Reflexões – Pensamentos, desabafos, ideias e coisas do gênero.
  • #Ferramentas – Testes, comparações e tutoriais de técnicas e ferramentas

 

Blog em Inglês? Medium?

O conteúdo em Inglês do blog será publicado em outra plataforma de escrita: o Medium.

Conhece o medium? Sigam, e acompanhem por lá também: Samuel Lucas

Estou buscando formas de exercitar e aprender um pouco mais sobre a língua inglesa, em diferentes aspectos e um destes é a escrita. Por isso, irei manter o conteúdo do blog em dois idiomas: Português e Inglês.

Estou iniciando, e convido todos vocês a entrarem nesta jornada de aprendizado junto comigo, com feedbacks, questionamentos, sugestões e tudo mais que possa levar a conversas, aprendizado e melhoria em qualquer aspecto.

— Samuel Lucas

E você, também possui ou escreve para algum blog? Tem alguma história parecida? Conte aí nos comentários 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s